SAÚDE QUE SE VÊ

UE/Presidência: União tem que ser forte e sólida ao lidar com emergências globais

LUSA
25-03-2021 16:46h

O secretário de Estado da Saúde defendeu hoje que a União Europeia deve ser "forte, sólida e capaz de agir de forma coordenada ao lidar com emergências e crises globais" como a pandemia da covid-19.

Falando no encerramento de uma conferência 'online' dedicada à saúde global organizada pela presidência portuguesa da União Europeia, António Lacerda Sales afirmou que "chegou a altura de [a União] cumprir e olhar para o futuro" e usar o que aprendeu até agora com "um fenómeno novo, flexível e dinâmico" como a pandemia provocada pelo SARS-CoV-2.

"Aprendemos muito e continuamos a aprender todos os dias", declarou, citando iniciativas europeias durante a pandemia como a ajuda dada a Portugal por profissionais de saúde de outros países da UE, para além de ter financiado a compra de equipamentos de proteção individuais, máscaras e ventiladores.

"O papel da UE na saúde global começa hoje", afirmou Lacerda Sales, defendendo que é preciso apurar "mecanismos de cooperação mais bem preparados" para responder a crises de saúde pública até para além da pandemia, em assuntos como o combate a outras epidemias, como a malária.

Lacerda Sales frisou que são precisos "modelos de organização sociais e políticos" entre os países parceiros que reflitam valores como a solidariedade e permitam cumprir metas como a distribuição equitativa de vacinas e o acesso a medicamentos e equipamentos de saúde.

MAIS NOTÍCIAS