SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Penafiel assinala 251 anos como cidade e homenageia profissionais de saúde

LUSA
01-03-2021 16:22h

O 251.º aniversário da cidade de Penafiel, que se assinala na quarta-feira, vai homenagear os profissionais de saúde, pelo trabalho realizado em contexto de pandemia, atribuindo medalhas de mérito douradas, informou hoje a câmara municipal.

"Este ano, as medalhas de mérito municipais douradas pretendem homenagear os heróis dos nossos dias, os profissionais de saúde, que estão, há um ano, na primeira linha na luta contra a covid-19 e que tudo têm feito para salvar vidas", lê-se num comunicado daquela autarquia do distrito do Porto.

A título simbólico, receberão estas distinções Almiro Mateus, diretor do Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega II - Vale do Sousa Sul, Filipa Carneiro, diretora clínica do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, sediado em Penafiel, e Fátima Marques, delegada de saúde.

A autarquia de Penafiel considera que, "com esta atribuição simbólica, o município enaltece e agradece o trabalho e a bravura destes seres humanos demonstrada sempre, mas em especial nestes tempos difíceis de pandemia".

A cerimónia que assinala o aniversário da cidade realiza-se este ano de forma diferente do habitual, devido à pandemia, não sendo permitida a presença de público, mas contando com a transmissão através dos canais digitais da autarquia, nomeadamente Facebook, Youtube e na página na Internet.

Na sessão, marcada para as 15:00, no museu municipal, serão atribuídas três medalhas de ouro do concelho de Penafiel, nomeadamente a Abel Ferreira, treinador de futebol natural daquele concelho, que venceu recentemente a Taça Libertadores, a Júlio Manuel Mesquita (a título póstumo), ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, e a Luís Mendes, artista plástico penafidelense.

A efeméride será ainda assinalada, da parte da manhã, com o hastear da bandeira da cidade, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores, à entrada do cemitério municipal, em memória de funcionários e autarcas falecidos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.531.448 mortos no mundo, resultantes de mais de 114 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.351 pessoas dos 804.956 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS