SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Agência prorroga validade de testes para detetar o novo coronavírus no Brasil

LUSA
09-12-2020 16:26h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil informou hoje que prorrogou por quatro meses a validade de sete milhões de testes do Ministério da Saúde para detectar o novo coronavírus que estão prestes a expirar.

A medida, tomada em caráter excecional, foi anunciada pela diretora da Anvisa, Cristiane Rose Jourdan Gomes, numa audiência pública na Câmara dos Deputados, que acompanha as ações do Governo para o enfrentamento à pandemia de covid-19.

De acordo com dados apresentados pelo Ministério da Saúde brasileiro, mais de sete milhões de testes comprados pela pasta estão em 'stock' e o vencimento inicial de parte destes produtos, do tipo RT-qPCR que é o mais seguro para detetar infeção por covid-19, irá expirar em dezembro, janeiro e fevereiro próximo.

Aos deputados, Cristiane Rose Jourdan Gomes afirmou que a principal premissa que incentivou a Anvisa a estender a validade destes testes em estoque de forma excecional foi o aumento de casos de covid-19 no país e no mundo, que elevaram a necessidade de testar a população para impedir a propagação da covid-19.

“Todas essas premissas e a análise criteriosa dos técnicos nos levaram a um parecer favorável à extensão dos prazos para a validade dos kits diagnósticos adquiridos pelo Ministério da Saúde", defendeu a diretora do órgão de vigilância sanitária.

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo maior número de mortos (mais de 6,6 milhões de casos e 178.159 óbitos), depois dos Estados Unidos.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.557.814 mortos resultantes de mais de 68,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS