O fundo imobiliário FSG Saúde notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra de um imóvel que integra a unidade hospitalar do Grupo Luz Saúde em Coimbra, revela um aviso publicado.
O imóvel, objeto da notificação à AdC na terça-feira, é propriedade do Novo Banco, tem como locatário financeiro a Idealmed e como sublocatário a sociedade Hospital Luz Coimbra.
A FSG Saúde é um fundo de investimento imobiliário fechado que pretende desenvolver um portefólio de imóveis destinados a acolher unidades hospitalares e residências destinadas a outros cuidados de saúde, sendo gerido pela Fidelidade - Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo, responsável, nomeadamente, pela gestão dos contratos de arrendamento dos imóveis pertencentes aos fundos imobiliários que gere.
Em março de 2018, a Autoridade da Concorrência deu luz verde à compra, pela dona do Hospital da Luz, de mais de 70% da Capital Criativo Health Care Investments II, que passou a controlar 80% da dona da Unidade Hospitalar de Coimbra através da aquisição indireta do controlo das sociedades Idealmed III - Serviços de Saúde, Imacentro - Clínica de Imagiologia Médica do Centro e Idealmed Ponte Galante, através da aquisição de 70% do capital social e direitos de votos na Capital Criativo Health Care Investments II (CCHC2), que detém o controlo direto das Sociedades Idealmed.
A Luz Saúde, dos chineses da Fosun, já era detentora de 10% do capital da CCHC2, e com aquela operação de concentração assumiu o controlo de 80% da sociedade, passando a Idealmed – Unidade Hospitalar de Coimbra a adotar a designação Hospital da Luz Coimbra.
No ano anterior, em julho de 2017, a AdC tinha dado luz verde à compra do British Hospital pela Luz Saúde, alegando que a operação de concentração não era suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva naqueles mercados.