SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Aumentam para três as mortes na Misericórdia da Marinha Grande

LUSA
12-11-2020 17:57h

Mais um utente da Misericórdia da Marinha Grande morreu infetado com covid-19, elevando para três o número de óbitos de idosos daquela instituição, informou hoje à Lusa o provedor.

Joaquim João Pereira revelou hoje mais uma morte de um utente vítima do novo coronavírus SARS-CoV-2. Entre os 14 utentes do lar das Vergieiras, na Marinha Grande, no distrito de Leiria, três morreram e um encontra-se internado no Hospital de Santo André, em Leiria.

Segundo o provedor da Santa Casa da Misericórdia, os restantes dez idosos encontram-se em isolamento e “bem-dispostos”.

Das 13 funcionárias que testaram positivo, Joaquim João Pereira explicou que 11 pertencem ao lar das Vergieiras e duas trabalham na unidade de cuidados continuados da instituição. Seis já recuperaram e sete permanecem em casa, informou ainda o provedor.

“Desde há quatro dias, quando foi feita uma grande testagem a funcionários e utentes, que não registamos nenhum caso positivo de covid-19”, acrescentou.

O lar das Vergieiras tem 46 utentes e 48 funcionários. Presta também apoio domiciliário a 28 utentes.

A Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande dispõe ainda de um outro lar (Outeirinhos), com 62 utentes, mais 42 em apoio domiciliário e 68 funcionários. Já na unidade de cuidados continuados estão 31 utentes apoiados por 39 trabalhadores, enquanto o centro infantil é frequentado por 180 crianças e tem 44 funcionários.

O concelho da Marinha Grande registou desde o início da pandemia, em março, 220 casos confirmados de covid-19, com 100 ativos, segundo o último boletim da Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, divulgado às 02:11 de hoje.

No mesmo período, 116 pessoas recuperaram da doença e foram contabilizados quatro óbitos, de acordo com fonte da Proteção Civil.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.285.160 mortos em mais de 52,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.181 pessoas dos 198.011 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS