A presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) advertiu hoje que as alterações climáticas "trazem riscos que dão origem a crises" como a pandemia da covid-19, assinalando a importância da ciência para prevenir e mitigar.
Helena Pereira falava em Lisboa, no Encontro Ciência 2020, na abertura da sessão "Ciência em Portugal para uma Europa mais verde", a última do dia de arranque da iniciativa.
Segundo a presidente da FCT, as alterações climáticas - nelas incluindo as alterações na temperatura, na pluviosidade, nos solos, nos oceanos, na atmosfera e na vegetação - "trazem riscos que dão origem a crises" como a pandemia da covid-19.
"Precisamos de saber mais sobre as alterações climáticas, perceber os mecanismos de base de funcionamento dos ecossistemas para atuar, desenvolver medidas de mitigação, prevenção", referiu, defendendo, ao fazer jus ao tema da conferência, que é preciso uma "Europa mais verde" para "diminuir riscos" como os biológicos.
O Encontro Ciência 2020, que começou hoje e termina na quarta-feira, decorre em simultâneo com intervenções presenciais, no Centro de Congressos de Lisboa, e por videoconferência devido à pandemia da covid-19, sendo transmitido via internet.
A iniciativa é organizada pela FCT, em colaboração com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Comissão Parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto.
A pandemia da covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos e mais de 46,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.635 pessoas dos 149.443 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A covid-19 é uma doença respiratória causada por um novo coronavírus (tipo de vírus) detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.