SAÚDE QUE SE VÊ

Câmara de Proença-a-Nova troca 2.500 resíduos por plantas

LUSA
28-10-2020 10:12h

A campanha de troca de resíduos por plantas, promovida pelo município de Proença-a-Nova, recolheu um total de 2.500 resíduos, entre eletrodomésticos, lâmpadas, pilhas e outros objetos, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Câmara de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, refere que a campanha "Troque Resíduos por plantas", que decorreu no dia 21 de outubro, permitiu recolher 2.256 pilhas, 67 pequenos eletrodomésticos, 52 lâmpadas, 35 carregadores e seis tinteiros.

Em contrapartida, os munícipes que participaram na iniciativa, levaram dos viveiros municipais de Proença-a-Nova, 33 árvores e 90 arbustos, maioritariamente, característicos da flora autóctone.

Apesar dos ajustes que a campanha sofreu devido à pandemia da covid-19 e, cuja consequência se traduziu numa quebra de participantes face à edição anterior, o vice-presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Manso, faz um balanço positivo.

"As pessoas estão cada vez mais sensibilizadas para a reciclagem e, não fosse a situação atual que vivemos, acredito que teríamos uma adesão superior à do ano passado", afirma.

Parte do material recolhido vai ser entregue ao Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova para ser utilizado no projeto "Eco Escolas" que tem por base a reciclagem de resíduos elétricos.

O restante será entregue ao centro de recolha de resíduos para serem reciclados.

"Este é o nosso contributo para uma economia circular na preservação da natureza e, em especial, do nosso concelho [Proença-a-Nova]", conclui o autarca.

MAIS NOTÍCIAS