SAÚDE QUE SE VÊ

Gaia com dificuldade no acesso aos centros de saúde

CANAL S+ / VD
20-10-2020 17:09h

Os utentes dos centros de saúde de Vila Nova de Gaia estão a ter problemas no acesso a consultas por causa da pandemia da COVID-19. A denúncia é do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos do Porto que tem conhecimento de diversos casos em que “pessoas idosas estão a ser reencaminhadas para teleconsultas e até para os hospitais centrais”, garante João Rouxinol.

Em entrevista ao Canal S+, o responsável pelo Movimento de Utentes dos Serviços Públicos do Porto explica que “há uma descoordenação muito grande entre os ACES e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte). Alguns centros de saúde vedam o acesso com questionários primários feitos pelos seguranças”, alerta João Rouxinol para quem “isto é uma das formas de barrar e dificultar os acessos”.

O Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos do Porto denuncia ainda que a maior parte dos doentes não se sente confortável a responder aos questionários dos seguranças à entrada do centro. Ao Canal S+, João Rouxinol adianta que as teleconsultas não podem ser comparadas às consultas presenciais, até porque o “acto médico é incontornável e deve ser feito em presença física”, concluiu.

Se durante o dia já é difícil ter acesso a cuidados médicos num centro de saúde do concelho, o problema agrava-se à noite. Segundo João Rouxinol, os dois centros de Atendimento Permanente encontram-se fechados.

Consciente do problema, o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, pediu à ARS-NORTE na sexta-feira passada, para alargar o funcionamento dos centros de saúde até às 23 horas.

Para o autarca, "A falta de resposta dos centros de saúde está a resultar numa afluência brutal aos hospitais. Já pedimos à ARS-Norte para alargar os horários até às 23h00. Achamos que, no mínimo, seria um modelo para experimentar. Nem todos os utentes sabem como agir numa situação destas e então recorrem logo às urgências dos hospitais. Nem tudo [nos centros de saúde] pode ser online”, afirmou à margem de uma reunião camarária.

MAIS NOTÍCIAS