SAÚDE QUE SE VÊ

“Peçam o rastreio nos centros de saúde” – Vítor Neves, Europacolon Portugal

CANAL S+ / SO
30-09-2020 14:23h

O cancro colorretal é o terceiro que mais mata, ainda que seja dos mais fáceis de detetar, desde que se faça um rastreio, como nos diz Vítor Neves, presidente da Europacolon Portugal. 

Com as restrições que foram impostas por causa da pandemia, muitos dos rastreios ficaram por fazer, o que pode ter consequências negativas no futuro.

Os rastreios são a arma mais eficaz para se evitar o cancro no intestino, ou detetá-lo precocemente. Com a paragem devido à pandemia, nalguns casos foram identificados em estadios mais avançados, sendo necessários tratamentos mais agressivos.

Perante a possibilidade de uma segunda vaga, Vítor Neves afirma que não se pode apenas pensar nos doentes Covid-19 e descuidar os outros, pois nos casos de doenças oncológicas as taxas de sucesso podem baixar.

No Dia Mundial do cancro do intestino, e todos os dias, o presidente da Europacolon apela a que as pessoas não tenham medo de se dirigir ao seu médico assistente e, a partir dos 50 anos, pedir para fazer um exame de rastreio, que pode fazer toda a diferença.

 

MAIS NOTÍCIAS