SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Madeira com mais um caso de infeção

LUSA
12-08-2020 19:02h

A Madeira contabiliza mais uma pessoa infetada com covid-19, elevando para 127 os casos notificados no arquipélago, dos quais 100 estão recuperados, revelou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

"Nas últimas 24 horas, há um novo caso positivo a reportar, pelo que a região apresenta agora um total cumulativo de 127 casos confirmados da covid-19", refere o boletim sobre a situação epidemiológica da covid-19 na Região Autónoma da Madeira.

O IASAÚDE acrescenta, contudo, haver ainda a reportar "a identificação de mais quatro situações que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde".

"Tratam-se de quatro viajantes identificados na operação de rastreio em curso no aeroporto da Madeira, que foram submetidos a análises laboratoriais no local", cujas investigações epidemiológicas estão em curso, acrescenta

Contabilizando até à data 100 casos recuperados na região, são 27 os casos de infeção ativos, consistindo em 24 casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e três casos de transmissão local.

Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 23 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, uma no domicílio respetivo, duas encontram-se hospitalizadas em Unidade de Internamento Polivalente dedicada à covid-19 e uma permanece em Unidade de Cuidados Intensivos dedicada.

Até hoje, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 1.586 notificações de casos suspeitos da covid-19, dos quais 1.459 não se confirmaram.

À data, 19.478 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação 'MadeiraSafeToDiscover', das quais 8.294 estão em vigilância ativa.

Até ao fim de terça-feira, no laboratório de Patologia Clínica do Serviço Regional de Saúde foram processadas 56.822 amostras para teste de PCR.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 27.081 colheitas para teste à covid-19 realizadas (até às 17:00 de hoje).

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 743 mil mortos e infetou mais de 20,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.764 pessoas das 53.223 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

MAIS NOTÍCIAS