Pelo menos 27 casos de pneumonia viral foram registados em Wuhan, capital da província central chinesa de Hubei, anunciaram hoje as autoridades sanitárias locais.
A Comissão Municipal de Saúde de Wuhan afirmou que os pacientes, incluindo sete em estado considerado grave, apresentavam sintomas como febre e dificuldade em respirar. Todos foram colocados sob quarentena, de acordo com a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.
Na mesma declaração, as autoridades indicaram que os testes para apurar a causa das infeções e identificar o agente patogénico ainda estão a ser realizados.
A comissão disse que todos os casos estão relacionados com um mercado de marisco, não existindo até ao momento qualquer sinal de contágio humano.
A comissão acrescentou que dois doentes já estão a aguardar alta hospitalar.
No final de 2002, a China esteve na origem de um surto mundial da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que resultou em mais de oito mil casos, incluindo no Canadá e nos Estados Unidos. Em meados de 2003, registaram-se mais de 800 mortos.
Há 16 anos, desde 2004, que não há registo de novos casos, sendo considerado que a doença, mas não o vírus, foi erradicada.
A SARS é transmitida de pessoa para pessoa através de contactos próximos ou através de gotas transportadas pelo ar e que foram expelidas por uma pessoa infetada.