O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) informou hoje ter recebido a "certificação total de qualidade", segundo o modelo adotado pela Direção-Geral de Saúde, sendo o segundo do país com aquela distinção.
"O CHTS é o segundo hospital português, a seguir ao IPO Lisboa, a conseguir esta certificação, o que enche de orgulho toda equipa", lê num comunicado enviado à agência Lusa.
A certificação total reporta-se ao "Modelo ACSA" e, segundo o CHTS, reconhece "o trabalho afincado, realizado ao longo dos últimos meses, no Hospital Padre Américo [em Penafiel] e no Hospital de São Gonçalo [em Amarante].
O Modelo ACSA, explica-se no comunicado, é o "sistema de certificação adotado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) que se baseia num processo que verifica e reconhece de que forma os cuidados de saúde prestados aos cidadãos estão de acordo com os padrões de qualidade nacionais e internacionais, aplicáveis às diversas tipologias de unidades de saúde, e com os eixos prioritários da Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde".
A administração do CHTS considera que a Certificação ACSA é "uma boa forma de terminar o ano 2019 e um desafio para continuar a busca permanente de melhorias no futuro".
O CHTS é formado pelas unidades hospitalares de Penafiel e Amarante e serve um universo populacional superior a meio milhão de habitantes, de 12 concelhos.