SAÚDE QUE SE VÊ

Médicos Sem Fronteiras suspendem atividade em hospital da capital centro-africana

LUSA
20-12-2019 16:27h

Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) suspenderam hoje a atividade num hospital da capital centro-africana, Bangui, após a detenção de quatro funcionários pelas forças de segurança, anunciou a organização em comunicado.

Um funcionário foi detido no hospital no passado sábado por homens do Escritório Centro-africano de Repressão do Banditismo (OCRB), “fortemente armados, apesar da proibição de introduzir armas em estruturas de saúde”, antes de ser transferido para a Direção de Vigilância territorial.

Os outros três funcionários foram convocados pelo OCRB e estão “detidos contra a sua vontade” desde quarta-feira, segundo os Médicos Sem Fronteiras.

“O procedimento está pendente após o atestado de alguns funcionários da MSF”, confirmou à agência AFP o procurador da República Centro-africana, Eric Didier Tambo.

A Organização não tem “outra escolha além de suspender as atividades no hospital de Cica, em Bangui, à exceção do atendimento dos casos urgentes”, afirmou Pierre Mendiharat, diretor adjunto das operações dos MSF.

O hospital tem uma capacidade de 80 camas. As equipas dos MSF trabalham desde 2017 e afirmam que já atenderam 6.000 doentes desde o início do ano.

MAIS NOTÍCIAS