A natalidade aumentou em 2019 na área do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que compreende os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, face a 2017 e 2018, segundo dados hoje divulgados pela administração hospitalar.
“De 01 de janeiro a 15 de dezembro de 2019, nasceram no Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) 1.748 bebés, o que, apesar de ainda faltarem 15 dias para o fim do ano, revela um aumento relativamente a 2018 e 2017, anos em que nasceram, em período homólogo, 1.701 e 1.664, respetivamente”, revela uma nota de imprensa daquela entidade.
De acordo com a mesma fonte, dos bebés nascidos este ano, 843 são meninas e 905 são meninos, sendo que 29,9% dos bebés são do concelho de Aveiro, 6% do concelho de Ílhavo e 12,9% de Águeda. Aveiro, Ílhavo e Águeda já haviam sido, nos anos anteriores, os concelhos com maior natalidade.
Quanto à origem das progenitoras, a administração hospitalar adianta que, dos bebés nascidos em 2019, cerca de 17% são filhos de mãe estrangeira, sendo a Venezuela, Brasil e França as nacionalidades mais prevalentes.
“A literacia em Saúde e o contributo efetivo para o sentimento de orgulho e de pertença no e ao Serviço Nacional de Saúde são missões que o Centro Hospitalar do Baixo Vouga assumiu e, por isso, num gesto simbólico, enviou a todas as mães um postal de boas festas, personalizado, com o nome do seu bebé, a agradecer a escolha do CHBV para tão importante momento”, dá conta a nota de imprensa.
De igual modo foram também enviados postais personalizados aos 116 doentes que beneficiaram da Hospitalização Domiciliária do CHBV, que iniciou atividade em maio.