SAÚDE QUE SE VÊ

Campanha de sustentabilidade ambiental no CHBM

03-10-2018 16:51h

«Pare, Pense, Mude: Pequenos gestos, grandes mudanças» é o mote para a segunda Campanha de Sustentabilidade Ambiental, desenvolvida no âmbito do Programa de Eficiência Energética (Eco.AP) e do Plano Estratégico do Baixo Carbono (PEBC) do Ministério da Saúde, que começou, dia 1 de outubro, no Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM).

Esta campanha, cuja primeira fase foi implementada no CHBM em 2014, tem como objetivo sensibilizar os utilizadores da instituição (colaboradores, utentes, entre outros) para práticas sustentáveis, potenciando a redução nos consumos de energia, água e produção de resíduos.

O CHBM gasta por ano perto de 228 mil euros em água, mais de 620 mil euros em luz e cerca de 148 mil euros em resíduos. Reduzir 20% destes gastos anuais permitirá poupar 45 mil euros em água, 124 mil euros em luz e 29 mil euros em resíduos, dinheiro que pode ser aplicado em benefício dos utentes e profissionais.

A Campanha de Sustentabilidade Ambiental será desenvolvida em quatro fases ao longo de um ano, através da implementação de medidas que visam sensibilizar todos os utilizadores do CHBM para o uso eficiente da energia e da água e a redução da produção de resíduos.

 

FONTE: SNS

MAIS NOTÍCIAS