A Câmara de Vila Nova de Gaia vai avançar com a testagem de técnicos e auxiliares que prestam apoio domiciliário a idosos, revelou hoje o presidente falando em "nova fase de rastreamento que rondará os 1.200 testes" à covid-19.
"É uma salvaguarda para idosos e técnicos. Os idosos são um grupo de risco. Antes de voltarem a ser institucionalizados, como poderá ser o caso e a escolha de algumas famílias, é importante que não vivam uma citação dúbia. E os idosos em casa que necessitam de apoio também necessitam dessa tranquilidade, assim como quem cuida e se dedica", referiu Eduardo Vítor Rodrigues.
O autarca, que falava numa reunião de câmara que esta tarde decorre por videoconferência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta medida que foi aprovada por unanimidade depois de apresentar os relatórios do rastreamento a lares e a profissionais de escolas, medidas anteriormente implementadas pela autarquia.
Já em resposta a uma pergunta do vereador Cancela Moura, do PSD, que quis saber quais as instituições que serão contempladas, Eduardo Vítor Rodrigues comprometeu-se a enviar a lista de entidades e frisou que serão testadas "tanto as públicas como as privadas".
Já quanto aos testes a profissionais das escolas, o autarca contou que foram encontrados dois casos positivos ao novo coronavírus.
"Felizmente só foram encontrados dois casos, mas assim ficámos com a radiografia e com a segurança no arranque das aulas [no 11.º e 12.º anos que aconteceu hoje] e assim foi possível isolar estes dois casos que ainda por cima foram de escolas diferentes", descreveu o presidente da câmara de Gaia, no distrito do Porto.
No dia 04 de maio, Eduardo Vítor Rodrigues anunciou que ia realizar testes a professores e funcionários das escolas, estimando a realização de 400 testes, número calculado em função do número de funcionários e professores necessários para a reabertura dos estabelecimentos escolares que acolhem a partir de hoje alunos do 11.º e 12.º anos.
Já a 08 de maio, a autarquia divulgou que o rastreio à covid-19 promovido pela câmara de Vila Nova de Gaia aos utentes e funcionários de 59 lares e instituições de apoio à deficiência resultou em 195 casos positivos.
No total, dos 3.746 testes realizados aos utentes e funcionários de 59 instituições do concelho, 195 foram positivos (75 na área do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Grande Porto VII - Gaia e 120 no ACeS Espinho/Gaia), lia-se em comunicado.
Portugal contabiliza 1.231 mortos associados à covid-19 em 29.209 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Relativamente ao dia anterior, há mais 13 mortos (+1,1%) e mais 173 casos de infeção (+0,6%).
Também de acordo com o relatório epidemiológico divulgado hoje pela DGS, o concelho de Vila Nova de Gaia regista 1.485 casos de infeção.