SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Fundo solidário angaria 291 mil euros para equipar Hospital de Braga

LUSA
18-05-2020 15:01h

O fundo solidário criado, em 01 de abril, pela Liga de Amigos do Hospital de Braga angariou mais de 291 mil euros, verba que permitiu a aquisição de equipamento para várias unidades hospitalares, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o hospital especifica que foram adquiridos quatro ventiladores, um detetor digital para Raio-X, 20 monitores de sinais vitais, 15 suportes pendentes para cuidados intensivos, oito aparelhos walkie-talkies, um ecoendoscópio e uma central de monitorização.

“Após a identificação das necessidades existentes, e de acordo com as prioridades previamente definidas pelo hospital, estes equipamentos serão distribuídos por diferentes áreas hospitalares, cumprindo assim com o desígnio da sua melhor rentabilização e utilização imediata”, acrescenta.

Os 291.649,85 euros angariados resultam de donativos de empresários, associações profissionais e centenas de cidadãos, que se associaram a esta causa “como forma de apoio a todos os profissionais de saúde que se encontram na linha da frente no combate a esta pandemia”.

Antes da criação deste fundo solidário, a Liga de Amigos já tinha oferecido ao hospital dois videolaringoscópios, fruto de doações provenientes da população bracarense e que já estão a ser utilizados.

Portugal entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

O Governo aprovou na sexta-feira novas medidas que entram hoje em vigor, entre as quais a retoma das visitas aos utentes dos lares de idosos, a reabertura das creches, aulas presenciais para os 11.º e 12.º anos e a reabertura de algumas lojas de rua, cafés, restaurantes, museus, monumentos e palácios.

MAIS NOTÍCIAS