SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Rio avisa que a partir de junho país tem de preparar-se para eventual segunda vaga

LUSA
14-05-2020 17:55h

O presidente do PSD advertiu hoje que a partir de junho Portugal tem de preparar-se para uma eventual "segunda onda" da pandemia de covid-19 no Inverno e manifestou-se de acordo com a estratégia de desconfinamento.

Estas posições foram transmitidas por Rui Rio no final da audiência com o primeiro-ministro, António Costa, em São Bento, encontro que durou cerca de hora e meia.

Perante os jornalistas, o líder social-democrata assumiu que as decisões que envolvem a reabertura das creches e das praias "são difíceis", mas, em geral, o PSD concorda com a estratégia seguida pelo Governo.

"Não é fácil fazer diferente", frisou.

Rui Rio destacou depois aquilo que deverá acontecer a partir de junho, "quando há uma probabilidade de haver uma segunda onda da pandemia no Inverno, no fim do ano".

"Se isso acontecer, não podemos encerrar a sociedade e a economia da mesma forma como foi encerrada em março e abril, porque a economia, pura e simplesmente, não aguenta. Por isso, no mês de junho, temos de aprender como fazer no caso de termos uma segunda onda, em que temos de fechar alguma coisa, mas não podemos fechar tudo", salientou o líder social-democrata.

Ou seja, para Rui Rio o país "deve aprender a lidar com a situação", embora se deseje que essa segunda vaga não venha a ocorrer no final do ano.

"Mas, se acontecer, temos de ter capacidade de resposta", acrescentou.

MAIS NOTÍCIAS