SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Médicos e enfermeiros em Moimenta da Beira fazem consultas em casa

LUSA
12-05-2020 14:52h

Médicos e enfermeiros estão a realizar consultas nas casas dos utentes do concelho de Moimenta da Beira, de forma a evitar a sua deslocação à unidade de saúde, devido à covid-19, anunciou hoje a autarquia.

O programa “Visitação Domiciliária”, que começou na segunda-feira, é uma iniciativa da Unidade de Saúde Familiar Aquilino Ribeiro e está a ser implementado em colaboração com a Câmara Municipal.

“Trata-se de uma iniciativa que terá um impacto muito positivo nas condições de prestação de cuidados de saúde à população mais fragilizada”, considera o presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira.

Segundo a autarquia, as visitas acontecem "diariamente, exceto às sextas-feiras, nos períodos da manhã e tarde, com recurso à Unidade Móvel de Saúde", cumprindo assim "a diretiva do Ministério da Saúde que apelou à retoma da atividade programada nas unidades de saúde", privilegiando a deslocação ao domicílio e o recurso a meios não presenciais.

"Os critérios de prioridade são os grupos de risco: diabetes, hipertensão, doença respiratória crónica e impossibilidade de deslocação ao Centro de Saúde", explica.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 283 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios. 

Quase 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.144 pessoas das 27.679 confirmadas como infetadas, e há 2.549 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

MAIS NOTÍCIAS