A Câmara do Fundão, no distrito de Castelo Branco, vai alargar a realização de testes de despiste à covid-19 aos profissionais que trabalham nas farmácias do concelho, foi hoje anunciado.
Em comunicado enviado à agência Lusa, aquele município presidido por Paulo Fernandes explica que os testes serão realizados durante esta semana e que abrangem mais de 50 profissionais das farmácias do concelho.
"Este é mais um contributo para que se possa desmontar qualquer situação de contágio em grupos de maior risco, como é o caso dos profissionais que trabalham nas farmácias e que fazem parte de uma primeira linha no apoio e combate a esta pandemia", destaca o município.
A autarquia lembra igualmente que, até ao momento, já promoveu a realização de mais de 1.300 testes de despiste à covid-19 e que os resultados deram todos negativos.
Esses testes direcionaram-se, essencialmente, aos funcionários e utentes de lares (em parceria com a Segurança Social), aos técnicos de Proteção Civil e Ação Social, a elementos da GNR, aos bombeiros e aos profissionais de saúde do concelho do Fundão.
"Esta semana irá começar, também em parceria com a Segurança Social, a realização de testes aos profissionais das creches e jardins-de-infância", acrescenta a informação.
Para além destes testes, a autarquia criou o "Centro de Testes Covid-19 do Fundão", bem como “CoviDrive", que resulta de parceria entre os municípios do Fundão, Covilhã e Belmonte, o Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira e a Universidade da Beira Interior.
Estes centros destinam-se a testar utentes com sintomatologia suspeita de covid-19, ao rastreio de familiares e aos contactos de casos diagnosticados e ainda a utentes que reúnam os critérios.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 283 mil mortose infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios.
Quase 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 1.144 pessoas das 27.679 confirmadas como infetadas, e há 2.549 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.