O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) informou hoje ter iniciado obras para ampliar os serviços de pneumologia em Penafiel e criar, pela primeira vez na região, uma unidade de diálise do Serviço Nacional de Saúde.
Fonte hospitalar indicou à Lusa que as obras no Hospital Padre Américo representam um investimento de cerca de um milhão de euros, tendo já obtido o visto do Tribunal de Contas.
A ampliação da área destinada à pneumologia vai melhorar a unidade de broncologia, "com mais garantias de controlo de Infeção", e a unidade de função respiratória, que "passará a ter mais salas e equipamentos".
A fonte assinala que vai ser possível "melhorar as condições de apoio aos insuficientes respiratórios" e criar dois quartos para estudo do sono.
O CHTS destaca a importância da especialidade de pneumologia, por haver no seu território de influência (Tâmega e Sousa) "uma taxa de incidência de tuberculose muitíssimo superior à média nacional e à média do norte de Portugal".
O alargamento do serviço de nefrologia vai permitir, "pela primeira vez em muitos anos, a criação de uma unidade de diálise do Serviço Nacional de Saúde nesta região, evitando a necessidade de transferir doentes para outros hospitais".
Para o presidente do conselho de administração do CHTS, Carlos Alberto Silva, as obras hoje iniciadas vão "permitir dotar duas especialidades de mais meios", destacando a importância de uma unidade de diálise para o território".
Prevê-se, segundo o CHTS, que as obras estejam concluídas até ao final de 2020.
Aquele centro hospitalar tem unidades em Penafiel e Amarante e serve uma população de cerca de 540 mil habitantes, de 12 concelhos.