O vice-Presidente dos EUA, Mike Pence, que lidera a equipa de crise no combate à pandemia de covid-19, disse aos governadores estaduais que é uma “forte recomendação” da Casa Branca que sejam feitos testes nos lares de idosos.
A coordenadora dessa equipa de crise, Deborah Birx, reforçou a ideia de que os governadores se devem concentrar em testar todos os mais de um milhão de residentes e funcionários desses estabelecimentos de repouso.
A Casa Branca prometeu ajudar os estados que necessitem de ajuda financeira para realizar esta tarefa, alegando que os lares de idosos são lugares especialmente vulneráveis.
Os Estados Unidos já registaram mais de 1.300.000 casos de contágio, incluindo cerca de 80.000 mortes com covid-19.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 282 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios.
Mais de 1,3 milhões de doentes foram considerados curados.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.
Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, vários países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas.