Um grupo de 80 cuidadores romenos chegou hoje à Áustria, no primeiro comboio fretado especialmente para o seu transporte, devendo estes ficar a prestar assistência a idosos que precisam de cuidados permanentes.
Devido à pandemia do novo coronavírus os cidadãos romenos vão ficar instalados num hotel na zona do aeroporto de Viena onde vão ser submetidos a testes médicos de despistagem da doença antes de começarem a trabalhar.
Na maior parte, os cuidadores vão prestar assistência a austríacos com mais de oitenta anos e que precisam de cuidados, num altura em que se encontram confinados devido à pandemia de covid-19.
A ministra austríaca para os Assuntos da União Europeia, Karoline Edtstadler, disse que o processo sobre a criação do corredor ferroviário entre a Áustria e a Roménia demorou várias semanas a negociar.
"Não foi fácil conseguir as autorizações necessárias para os comboios, especialmente na Roménia. Agora aconteceu esta oportunidade e espero que seja aproveitada", disse a ministra.
Por outro lado, muitos cuidadores romenos que já se encontravam na Áustria sem possibilidade de regresso ao país de origem vão poder realizar a viagem de volta a casa.
Um novo comboio transportando cuidadores romenos vai poder entrar na Áustria na terça-feira.