Mais uma pessoa morreu devido à covid-19 em São Tomé e Príncipe, que registou também oito novas infeções pelo novo coronavírus, elevando para 208 casos acumulados e cinco óbitos, indicou hoje o Ministério da Saúde.
"Nas últimas 24 horas fizemos 30 testes rápidos, oitos dos quais deram positivos e neste momento o total de cidadãos com o novo coronavírus são de 208", disse a diretora dos Cuidados de Saúde, Feliciana Pontes.
"Infelizmente tivemos mais um óbito, o que aumenta para cinco o número de pessoas que morreram por covid-19 em São Tomé e Príncipe", acrescentou a médica.
Feliciana Pontes afirmou que atualmente existem 10 pacientes internados no isolamento do Hospital Aires de Menezes, 194 outros doentes estão "em seguimento domiciliar", e outros 16 são considerados pelos serviços sanitários como "suspeitos" por manifestarem sintomas semelhantes à doença provocada pelo novo coronavírus.
Na Região Autónoma do Príncipe estão 41 pacientes em quarentena, dos quais 27 foram testados positivos depois das amostras enviadas para um laboratório no Gana.
O número de mortos devido à covid-19 em África ultrapassou hoje os dois mil (2.012), com mais de 51 mil casos da doença registados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 263 mil mortos e infetou cerca de 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios.
Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.