SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Unidade Local de Saúde da Guarda faz alterações no funcionamento das áreas dedicadas

LUSA
07-05-2020 14:25h

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou hoje que vai proceder a alterações no funcionamento das Áreas Dedicadas Covid (ADC) em funcionamento no distrito, para retomar a "atividade assistencial".

A ULS refere em comunicado hoje enviado à agência Lusa que as alterações que vão ser realizadas na segunda-feira, dia 11, e também no dia 18, ocorrem "dada a necessidade de retoma da atividade assistencial, a necessidade de recursos e espaços físicos para a efetuar e a baixa casuística das ADC- Comunidade".

O conselho de administração da ULS/Guarda deliberou suspender a ADC - Comunidade Guarda (a funcionar na Extensão de Saúde da Guarda-Gare), a partir de segunda-feira, mantendo em funcionamento a ADC no serviço de urgências do Hospital Sousa Martins.

Em relação à ADC - Comunidade Guarda, "caso haja necessidade de reabrir, terá de ser criado um novo circuito, dado que o atual é incompatível com a retoma assistencial", segundo a nota.

A ULS também deliberou reduzir o horário das restantes ADC - Comunidade (em funcionamento em Gouveia, Trancoso e Pinhel) que, a partir do dia 18, passarão a funcionar das 09:00 às 13:00.

"Se necessário, e em casos pontuais, todas as Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados devem seguir o seu Plano de Contingência, para avaliação de doentes com sintomas para covid-19, fora do horário de funcionamento das ADC respetivas", refere a fonte.

Ainda de acordo com a nota da ULS da Guarda, "desta forma, rentabilizam-se recursos e mantêm-se os circuitos (podendo a qualquer momento e consoante as necessidades detetadas, retornar-se ao horário mais alargado)".

A ULS da Guarda (que abrange 13 concelhos do distrito da Guarda, exceto o de Aguiar da Beira, que pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde do Dão - Lafões), gere os hospitais da Guarda (Sousa Martins) e de Seia (Nossa Senhora da Assunção), e também 12 centros de saúde e duas unidades de saúde familiar (A Ribeirinha, na cidade da Guarda e a "Mimar Mêda", na cidade de Mêda), abrangendo cerca de 142 mil habitantes.

MAIS NOTÍCIAS