O Governo turco afirmou hoje que a pandemia de covid-19 no país, o sétimo mais afetado do mundo, está “sob controlo”, sendo necessário prosseguir “uma vida social controlada”, com a manutenção das medidas restritivas para evitar a propagação da doença.
“A epidemia está sob controlo (…) mas a ameaça continua”, declarou o ministro da Saúde, Fahrettin Koca, numa conferência de imprensa em Ancara, salientando que é preciso evitar uma segunda vaga da pandemia do novo coronavírus.
Koca indicou que a Turquia entra, a partir de hoje, na segunda fase da luta contra a pandemia, com o abrandamento das medidas tomadas há três meses para conter a propagação do vírus e avisou que o fim do confinamento não significa “o regresso à vida normal”.
Se os centros comerciais e os salões de cabeleireiro podem abrir a partir de hoje, embora respeitando as medidas sociais, os restaurantes e cafés vão permanecer fechados, exemplificou o ministro.
Sétimo país do mundo mais afetado pela covid-19, a Turquia registou, até hoje, perto de 131 mil casos e cerca de 3.600 mortes.
Após ter atingido um pico de mais de 5.000 casos de infeção em 24 horas em meados de abril, o país conhece nos últimos dias uma baixa lenta no número de novos infetados e de mortes, cujo total diário é inferior a 100 desde 26 de abril.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 257 mil mortos e infetou quase 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios.
Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.