SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Consultas externas em Portalegre voltam à "normalidade" até segunda-feira

LUSA
06-05-2020 15:48h

O serviço de consultas externas do hospital de Portalegre deverá voltar a funcionar “dentro da normalidade” até à próxima segunda-feira, na sequência da pandemia de covid-19, assegurou hoje a unidade.

Numa nota enviada à agência Lusa, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), de que faz parte o hospital de Portalegre, indicou que o serviço de consultas externas já realizou, nos últimos dias, consultas presenciais, bem como alguns exames complementares de diagnóstico.

“O hospital de dia e as consultas de oncologia, e cumprindo instruções da Direção Geral da Saúde (DGS), serão deslocalizadas para fora do edifício do Hospital Doutor José Maria Grande [Portalegre], ficando a funcionar nas antigas instalações da Escola Superior de Saúde”, lê-se na nota.

Segundo a ULSNA, a atividade assistencial não urgente, que tinha sido suspensa nos hospitais de Portalegre e Elvas e nos centros de saúde do distrito, já começou a ser retomada, de “forma gradual” e com “medidas de segurança e proteção reforçadas” para doentes e profissionais de saúde.

Lembrando que “nunca houve uma suspensão total” da assistência aos doentes não covid-19, a unidade de saúde admitiu que a atividade assistencial não urgente “foi muito afetada”, estando atualmente a ser remarcadas consultas externas, exames complementares de diagnóstico e cirurgias, quer de ambulatório, quer convencionais.

A ULSNA gere os hospitais de Portalegre e Elvas e os 16 centros de saúde existentes nos 15 concelhos que compõem o distrito de Portalegre.

No Alentejo, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), há 220 casos de infeção confirmados e registo de um morto associado à covid-19.

Portugal contabiliza 1.089 mortos associados à covid-19 em 26.182 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da DGS sobre a pandemia divulgado hoje.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 257 mil mortos e infetou quase 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

MAIS NOTÍCIAS