SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Freguesia de São Domingos de Benfica distribui 40 mil máscaras comunitárias

LUSA
04-05-2020 18:39h

A Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, em Lisboa, vai distribuir 40 mil máscaras comunitárias por correio a partir de terça-feira, disponibilizando duas por habitação para “proteger os fregueses”, foi hoje anunciado.

“Como a nossa freguesia tem uma idade avançada, porque é a terceira mais envelhecida da cidade de Lisboa, é uma forma de protegermos os nossos fregueses”, disse à Lusa o presidente daquela junta de freguesia, António Cardoso.

Segundo o autarca, as máscaras podem ser “reutilizadas até 20 lavagens”, para diminuir a propagação do novo coronavírus. 

O equipamento de proteção será "distribuído pelos CTT" a todas as habitações da freguesia a partir de terça-feira e António Cardoso estima que a iniciativa fique concluída “no decorrer desta semana”.

“Eu desejava que fosse até quinta-feira, mas está dependente dos Correios. Hoje vamos ter uma reunião para podermos assumir com rigor até que data conseguem assegurar que as máscaras chegarão às casas de todos os fregueses”, explicou.

De acordo com o autarca, os equipamentos foram produzidas numa empresa localizada na freguesia, a Roux Professional, uma fábrica de fardas e uniformes.

“É uma empresa que já existia e que agora se direcionou para este tipo de necessidade”, frisou.

Já o investimento “ronda entre os 10 e 15 mil euros”, que serão comparticipados por várias instituições que se associaram à iniciativa.

“Uma delas é a Fundação Aga Khan Portugal, que também se localiza na nossa freguesia. Há outra instituição que está pendente o montante, o hotel Marriott, também está por dentro desta situação, e temos outra instituição que se mostrou solidária, a AdvanceCare”, revelou.

As máscaras só começam a ser entregues na terça-feira, mas o autarca vai assinalou a iniciativa esta tarde com a distribuição dos equipamentos no Bairro do Calhau. 

Portugal contabiliza 1.063 mortos associados à covid-19 em 25.524 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 20 mortos (+1,9%) e mais 242 casos de infeção (+1%).

Das pessoas infetadas, 813 estão hospitalizadas, das quais 143 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 1.689 para 1.712.

Portugal entrou domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

MAIS NOTÍCIAS