As obras de reabilitação do Centro de Saúde das Velas, na ilha de São Jorge, suspensas desde abril na sequência da covid-19, vão ser retomadas esta semana, num investimento superior a 1,5 milhões de euros, foi hoje anunciado.
Citada numa nota enviada às redações, a secretária da Saúde do Governo dos Açores indica que as obras de reabilitação e beneficiação do Centro de Saúde das Velas "vão retomar esta semana", uma vez que “já estão garantidas condições de segurança no âmbito da pandemia de covid-19".
“Com seis semanas sem casos diagnosticados e a flexibilização das medidas de restrição em São Jorge, é tempo de retomar os trabalhos para melhoria das condições de prestação de cuidados de saúde para utentes e profissionais”, refere Teresa Machado Luciano, na nota do Governo açoriano.
O investimento, de mais de 1,5 milhões de euros, visa "melhorar as condições da Unidade de Cuidados Continuados, dotar a Unidade Básica de Urgência de um espaço de triagem e aumentar a capacidade de resposta do Serviço de Internamento e da Fisioterapia”, acrescentou a titular da pasta da Saúde nos Açores.
De acordo com o Governo Regional, os trabalhos em curso preveem ainda a instalação de uma rede elétrica nova para a totalidade do edifício e de um sistema de segurança contra incêndios, bem como o reforço estrutural do edifício.
As obras no Centro de Saúde das Velas foram temporariamente suspensas em meados de abril, tendo em consideração a necessidade de proteção da saúde de trabalhadores e população no âmbito da pandemia de covid-19.
Até ao momento, já foram detetados no arquipélago um total de 143 casos, verificando-se 53 recuperados, 14 óbitos e 76 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.
Destes, 58 são em São Miguel, dois na ilha Terceira, quatro na Graciosa, dois em São Jorge, cinco no Pico e cinco no Faial.