A Câmara da Amadora já entregou mais de 214 mil equipamentos de proteção individual a profissionais de saúde, da proteção civil e da área social do concelho que combatem a pandemia de covid-19, anunciou hoje a autarquia.
Em comunicado, esta câmara do distrito de Lisboa anuncia também que está a proceder “à aquisição de 30.000 máscaras comunitárias, certificadas e laváveis para distribuir pela população sénior”.
De acordo com os números hoje divulgados, o município “distribuiu 214.796 equipamentos de proteção individual ao Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora, ao Hospital Fernando da Fonseca, à PSP, aos Bombeiros Voluntários da Amadora, às juntas de freguesia e a diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)”.
Em relação a máscaras, a autarquia entregou 54.870 cirúrgicas e 13.385 como proteção respiratória FFP2 a agentes de proteção civil, IPSS, Juntas de Freguesia e serviços municipais.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 247 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios.
Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 1.063 pessoas das 25.524 confirmadas como infetadas, e há 1.712 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.