Um grupo de 20 empresas japonesas, incluindo a Canon e a Toyota, decidiu conceder acesso às suas patentes e outros direitos de propriedade intelectual para o rápido desenvolvimento de medicamentos e equipamentos na luta contra a covid-19.
As assinaturas fazem parte da Declaração de Contra-Ataque Covid-19 (Declaração de Contramedidas da Covid-19) cujos participantes "se comprometem a não reivindicar as suas patentes, modelos de utilidade, desenhos ou direitos autorais durante o período desta crise contra qualquer atividade cujo objetivo é interromper a propagação”.
Essas atividades incluem "o diagnóstico, prevenção, contenção e tratamento" da doença, explicou a Canon na sexta-feira num comunicado sobre o projeto que está a promove com o professor Fumihiko Matsuda, chefe do Centro de Medicina de Genoma da Escola de Medicina da Universidade de Kyoto.
O grupo reúne 20 empresas entre as quais a Ajinomoto, NEC, Teijin, Nikon, Nissan, Toyota, Honda ou a Yahoo Japão.
"Ao eliminar a necessidade de análises complicadas e demoradas dos direitos de propriedade intelectual esta declaração abre caminho para os meios mais rápidos possíveis de pesquisa, desenvolvimento e fabricação das ferramentas mais eficazes para combater a disseminação da covid-19”, indica o texto.
Os promotores da iniciativa pedem a todas as partes interessadas que se juntem a ela.
"Para impedir a disseminação da covid-19, é urgente que empresas, governos e universidades superem as barreiras existentes e unam forças, livres de mentalidades estabelecidas, para acelerar o desenvolvimento e a produção em áreas como medicamentos, vacinas, dispositivos médicos e produtos de controlo de infeção ", afirmou a Canon.