SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: IPSS de Évora alertam para falta de plano de desconfinamento para centros de dia

LUSA
30-04-2020 21:21h

O presidente da direção da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Évora (UDIPSS-Évora) alertou hoje para a inexistência de plano de desconfinamento para os centros de dia.

Em comunicado, Tiago Abalroado manifestou a sua "apreensão e preocupação" relativamente ao facto de não ter sido hoje anunciada "qualquer perspetiva relativamente ao desconfinamento dos utentes integrados na resposta social centro de dia, que, de acordo com as orientações da Secretaria de Estado da Ação Social, se encontram em casa desde o dia 16 de março".

Este comunicado, de acordo com a instituição, surge na "sequência da divulgação pelo Governo das medidas a tomar nas próximas semanas com vista à reabertura faseada das diversas atividades económicas", devido à pandemia de covid-19.

Tiago Abalroado alerta que, "no Alentejo, mais de 80% dos idosos que frequentam centros de dia vivem sozinhos, não tendo, muitos deles, qualquer suporte familiar ou de vizinhança".

"A partir do momento em que são admitidas no centro de dia, estas pessoas criam rotinas muito centradas nas dinâmicas desta resposta social e desaprendem o que é viver sozinhas", adianta o comunicado.

"Muito embora os serviços básicos a estes utentes, como alimentação, tratamento de roupas, higiene pessoal e apoio na medicação, estejam a ser assegurados pelas instituições sociais, constata-se que a sua maioria passa, em média, 23 das 24 horas diárias completamente sozinhos na própria habitação", refere o documento.

Para um território como o Alentejo, "marcado, sobretudo nas zonas rurais, por uma forte dispersão das residências dos idosos, e destas em relação às próprias IPSS e às casas de familiares e/ou vizinhos (quando existem), torna-se imperioso definir rapidamente um plano de desconfinamento sobre os centros de dia para, pelo menos, dar a estas pessoas uma luz ao fundo do túnel e se evite o agudizar de casos de depressão e ansiedade, que já começam a verificar-se, ou o aumento da frequência de incidentes graves nos domicílios".

"Se este planeamento foi realizado e hoje anunciado para as respostas da área da infância e juventude e da deficiência, não existe qualquer razão substancial para que não se faça o mesmo exercício para as respostas sociais dirigidas à terceira idade que se encontram suspensas", lê-se no comunicado.

Segundo o 'site' da Direção-Geral da Saúde (DGS), no Alentejo há 218 casos de infeção confirmados e registo de um morto associado à covid-19.

Portugal contabiliza 989 mortos associados à covid-19 em 25.045 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da DGS sobre a pandemia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 227 mil mortos e infetou quase 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

MAIS NOTÍCIAS