SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Noruega vai voltar a permitir ajuntamentos de até 50 pessoas

LUSA
30-04-2020 19:04h

Os ajuntamentos até 50 pessoas em locais públicos vão passar a ser autorizados na Noruega a partir do dia 07 de maio, anunciou hoje o governo de Oslo.

A medida inscreve-se no progressivo aliviar das restrições impostas pela pandemia de covid-19.

A redução de medidas de confinamento deve permitir, particularmente, a retomada de pequenos eventos culturais (concertos, teatros e cinemas, entre outros), mas depende da manutenção de uma distância mínima de um metro entre os participantes e a presença de um funcionário responsável, disse o Governo.

“A Noruega está a abrir-se gradualmente a cada 14 dias, mas estamos de olho na propagação do vírus”, afirmou o ministro de Saúde, Bent Hoie, no ‘briefing’ diário à imprensa.

A medida pode ser estendida a 15 de junho a encontros até 200 pessoas, se a tendência de evolução do controlo da pandemia se mantiver positiva.

As autoridades também reduziram, com efeito imediato, de dois para um metro a distância a ser respeitada entre indivíduos, a menos que morem na mesma casa.

Noutro sinal de uma aparente normalização, o município de Oslo decidiu autorizar novamente, a partir de 06 de maio, a venda de álcool em estabelecimentos que servem comida, proibida a 21 de março devido às múltiplas violações das medidas de precaução.

A Noruega, que adotou um regime de meia contenção em meados de março, já tinha reaberto o ‘barnehager’, que agrupa creches e jardins-de-infância, a 20 de abril, e as escolas básicas para as crianças entre os seis e os 10 anos, a 27 de abril.

O país nórdico com 5,4 milhões de pessoas registou oficialmente 7.719 casos do novo coronavírus e 204 mortes, mas a taxa de infeção é atualmente baixa e o número de novas hospitalizações tem vindo progressivamente a diminuir.

MAIS NOTÍCIAS