SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Grândola cria Banco Solidário de Apoio Alimentar

LUSA
30-04-2020 17:54h

O município de Grândola, no litoral alentejano, anunciou hoje a criação de um Banco Solidário de Apoio Alimentar dirigido às pessoas e famílias “mais vulneráveis e desprotegidas” do concelho, devido à covid-19.

O Banco Solidário, que surge no âmbito das medidas implementadas pela Câmara de Grândola, distrito de Setúbal, para conter a pandemia e minimizar o seu impacto junto das populações, conta com o apoio da rede de parceiros sociais e de superfícies comerciais “que doam os alimentos”.

“Esta iniciativa resulta de um número que tem tendência a crescer de famílias que viram os seus rendimentos baixarem drasticamente devido à pandemia e que recorrem ao município solicitando ajuda”, explicou hoje à agência Lusa Carina Batista, vice-presidente da Câmara Municipal de Grândola.

De acordo com a autarca, que ainda não apurou o número de pessoas que podem vir a recorrer ao Banco Solidário, a iniciativa “junta-se a outras respostas de âmbito social” que o município tem vindo a desenvolver com a população mais vulnerável, “num total de 30 famílias”.

“As pessoas e famílias que necessitem deste apoio podem dirigir-se à câmara municipal ou são sinalizadas por várias entidades, como a segurança social, instituições e agrupamentos de escolas. Adicionalmente, devido à pandemia, surgirão pessoas que tinham a sua vida financeira equilibrada e não precisavam de recorrer a este tipo de ajuda”, acrescentou.

A entrega dos bens alimentares “será feita por equipas no terreno”, principalmente à “ população mais idosa ou de risco que não pode sair de casa” ou “recorrendo diretamente ao Banco Solidário de Apoio Alimentar”.

Os cabazes, que contam com o contributo das superfícies comerciais do ramo alimentar, são compostos por enlatados, fruta, hortícolas, peixe, carne, massa e arroz, entre outros produtos, exemplificou.

Segundo o 'site' da Direção-Geral da Saúde (DGS), no Alentejo, há 218 casos de infeção confirmados e registo de um morto associado à covid-19.

Portugal contabiliza 989 mortos associados à covid-19 em 25.045 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da DGS sobre a pandemia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 227 mil mortos e infetou quase 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

MAIS NOTÍCIAS