SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Reclamações nas comunicações eletrónicas descem 1% na semana passada

LUSA
30-04-2020 17:51h

As reclamações nas comunicações eletrónicas recuaram 1% na semana terminada em 24 de abril, face à semana anterior, tendo a Vodafone ultrapassado a Meo como prestador mais reclamado, divulgou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

De acordo com o regulador, no período de 18 a 24 de abril foram apresentadas 1.882 reclamações no livro de reclamações eletrónico, o que representa um aumento de 2% face à semana anterior.

Neste período, a Anacom recebeu ainda 525 solicitações (reclamações e pedidos de informação) através dos meios que disponibiliza, menos 11% face à semana de 11 a 17 de abril.

No que respeita às comunicações eletrónicas, o regulador refere que as reclamações "diminuíram 1% face à semana anterior, tendo representado 61% do total de reclamações registadas nesta plataforma no período em análise".

A Anacom apontou que os principais problemas apontados pelos consumidores "continuaram a estar relacionados com a gestão dos contratos, o cancelamento de serviços e as avarias, sobretudo dos serviços fixos".

Aliás, "estes dois últimos assuntos foram aqueles em que as reclamações mais aumentaram no período em análise", sublinha.

A Anacom destaca também que a Vodafone "ultrapassou a Meo como prestador mais reclamado neste período".

Do total das solicitações recebidas pelo regulador, 320 eram reclamações (mais 2% do que na semana anterior) e 205 pedidos de informação (menos 25%).

"A manutenção dos serviços de comunicações sem penalizações por atraso ou falta de pagamento, a possibilidade de suspensão temporária dos contratos e de cancelamento de serviços sem penalização, a velocidade da Internet fixa muito baixa/com quebras, a fraca cobertura de rede e a não resolução de falhas nos serviços foram os assuntos que mais preocuparam os utilizadores que contactaram a Anacom", conclui o regulador.

MAIS NOTÍCIAS