Cerca 150 voluntários dos 18 aos 30 anos iniciaram um projeto de apoio a comunidades vulneráveis, sobretudo de idosos, em várias regiões do país, num projeto que decorre até ao final de maio, informou hoje o Ministério da Educação.
Em comunicado, quano hoje se assinala o Dia do Associativismo Jovem, o Ministério refere que o Instituto Português do Desporto e da Juventude, em parceria com a Associação Nacional de Freguesias (Anafre), promoveu este projeto de voluntariado jovem em todo o país para apoio àquelas comunidades, durante a da pandemia da covid-19.
O projeto, denominado “Apoio Maior”, tem o objetivo de apoiar, reforçar e qualificar as respostas de apoio comunitário levadas a cabo pelas freguesias portuguesas durante o período de isolamento, junto de muitas comunidades desfavorecidas e vulneráveis, sobretudo a população mais envelhecida.
Este projeto de voluntariado - que decorre nas regiões do Alentejo, do Algarve, de Lisboa e Vale do Tejo e do Norte – decorre até ao final de maio, envolvendo cerca de 150 jovens voluntários, dos 18 aos 30 anos.
Os voluntários, devidamente equipados e cumprindo as normas de segurança, realizam tarefas como apoio à distribuição de bens alimentares e medicamentos, aconselhamento de serviços públicos de apoio, esclarecimento de dúvidas à comunidade, divulgação telefónica e digital dos programas de apoio à saúde, entre outra logística necessária, de retaguarda, ou apoio às juntas de freguesia.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 227 mil mortos e infetou quase 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Cerca de 908 mil doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 989 pessoas das 25.045 confirmadas como infetadas, e há 1.519 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
Portugal vai terminar no sábado, 02 de maio, o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo deverá anunciar hoje as medidas para continuar a combater a pandemia.
Devido ao fim de semana prolongado, o Governo decretou, entretanto, a proibição de deslocações entre concelhos de 01 a 03 de maio.