Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) vão criar um novo passe de carregamento mensal com 50% de desconto para pessoas em situação comprovada de desemprego ou em ‘lay-off', anunciou hoje o município.
Em comunicado, o município acrescenta que a medida será implementada a partir de junho, com o objetivo de mitigar as consequências da pandemia de covid-19.
Entretanto, em maio, e á semelhança do que aconteceu em abril, os TUB também não vão cobrar nas viagens do serviço de transportes nem as avenças de estacionamento à superfície a moradores e comerciantes.
"Esta é mais uma forma de ajudar as famílias bracarenses e de aliviar os efeitos que a pandemia está a ter na nossa sociedade", sublinha o município.
Com a redução de 50%, o novo passe terá o custo de nove euros para a primeira coroa, 13 para a segunda e 15 euros para a terceira.
Os postos de venda retomarão a sua atividade a partir de 21 de maio.
Com a abertura dos postos de venda, os utilizadores em situação de desemprego ou em 'lay-off' devem fazer-se acompanhar dos documentos que comprovem a sua situação para assim beneficiarem do desconto aplicável.
Adicionalmente, a partir de 21 de maio, os TUB vão passar a disponibilizar para venda cartões pré-comprados com carregamento de duas viagens.
"Esta medida tem o objetivo de reduzir os bilhetes comprados a bordo, evitando ao máximo o contacto e troca de dinheiro entre o motorista e os utilizadores", destaca o comunicado.
Em maio, os utilizadores não terão necessidade de proceder ao carregamento dos passes para viajar nos TUB.
Com o fim do estado de emergência nacional, os TUB vão ajustar a cadência do serviço de transporte ao fluxo de utilizadores, de acordo com a gradual abertura das atividades económicas, bem como da procura que se vier a registar.
Atualmente, nos dias úteis, os TUB estão com uma frequência equivalente a um sábado e ao fim de semana funciona a oferta equivalente a um dia de domingo.
Na próxima semana, os TUB vão reforçar algumas linhas e, a partir de 18 de maio, com a reabertura de alguns estabelecimentos de ensino, vai aumentar também outras ligações.
Posteriormente será feita uma avaliação do serviço dos TUB, em função da dinâmica geral e da retoma do comércio, para a reabertura das outras ligações.
Os apoios da empresa municipal estendem-se ainda às avenças do estacionamento à superfície geridas pelos Estacionamentos Urbanos de Braga (EUB).
Além de não cobrar o pagamento das avenças de maio a moradores e comerciantes, a partir de junho os EUB vão isentar o pagamento do estacionamento a moradores que comprovadamente estejam em teletrabalho, em apoio a filhos menores, em situação de desemprego ou em ‘lay-off' e ainda em isolamento profilático.
Os EUB retomam a fiscalização a 1 de junho e, para beneficiar daquela isenção, os moradores devem entregar os respetivos comprovativos a partir de 25 de maio.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 227 mil mortos e infetou quase 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Em Portugal, morreram 989 pessoas das 25.045 confirmadas como infetadas, e há 1.519 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Portugal vai terminar no sábado, 02 de maio, o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo deverá anunciar hoje as medidas para continuar a combater a pandemia.