A marcha do orgulho gay de Barcelona, prevista para 25 a 27 de junho e que no ano passado reuniu mais de 400 mil pessoas, foi cancelada devido à pandemia da covid-19, anunciaram hoje os organizadores.
O presidente do comité organizador, Ferran Poca, justificou o cancelamento desta celebração do orgulho LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais) de Barcelona este ano "devido ao novo coronavírus e à proibição de realizar grandes eventos em espaço público” neste momento.
O comité organizador da marcha, intitulada Pride! Barcelona, referiu que devido “à falta de garantias e recomendações de saúde e segurança", foi decidido cancelar os eventos planeados para este ano.
Os organizadores e as 32 entidades LGTBI que participariam no evento concordaram em realizar um "Pride virtual" para poder apresentar as reivindicações da comunidade, que serão transmitidas nas plataformas sociais e pela televisão.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 227 mil mortos e infetou quase 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Cerca de 908 mil doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 989 pessoas das 25.045 confirmadas como infetadas, e há 1.519 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.