SAÚDE QUE SE VÊ

Ministério escolhe Estufa Fria para assinalar Dia Mundial da Saúde

03-04-2019 18:51h

A Estufa Fria, em Lisboa, vai acolher a sessão comemorativa, no próximo dia 5 de abril.

O Ministério da Saúde assinala, a 5 de abril, o Dia Mundial da Saúde, comemorado anualmente a 7 de abril, com uma cerimónia, este ano dedicada ao tema «Cobertura Universal de Saúde».

A iniciativa decorrerá no Auditório da Estufa Fria, em Lisboa, entre as 14h30 e as 17h30, no Auditório da Estufa Fria de Lisboa, no Parque Eduardo VII.

A Ministra da Saúde, Marta Temido , encerra a sessão, onde serão entregues as Distinções de Mérito e as Medalhas por Serviços Distintos do Ministério da Saúde, bem como o Prémio Nacional de Saúde e o Prémio de Saúde Pública Francisco George.

Cobertura Universal de Saúde

A cobertura universal de saúde é o objetivo número um da Organização Mundial da Saúde (OMS). A chave para alcançar isso é garantir que todos possam obter os cuidados de que precisam, quando precisam, «bem no coração da comunidade».

De acordo com a OMS, estão a ser feitos progressos, mas milhões de pessoas ainda não têm qualquer acesso a cuidados de saúde. Milhões são forçados a escolher entre cuidados de saúde e outras despesas diárias, como alimentos, roupas e até mesmo uma casa. «É por isso que a OMS se está a concentrar na cobertura universal de saúde para o Dia Mundial da Saúde deste ano».

A data comemorativa foi escolhida pela OMS em 1948, aquando da organização da primeira assembleia da OMS. Desde 1950, que no dia 7 de abril se celebra o Dia Mundial da Saúde.

Em cada ano, a OMS aproveita a data comemorativa para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde pública a nível mundial. Neste sentido, organiza eventos a nível local, regional e internacional para promover o tema escolhido.

MAIS NOTÍCIAS