SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Empresas da Maia associam-se à autarquia para emprestar computadores a alunos

LUSA
30-04-2020 12:36h

Pelo menos 14 empresas associaram-se à Câmara da Maia para disponibilizar computadores aos alunos do concelho, uma medida que permitirá apoiar 545 agregados familiares, revelou hoje esta autarquia do distrito do Porto.

A iniciativa Banco de Empréstimo de Equipamentos Informáticos (BEEI) destina-se a alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, e as necessidades foram identificadas pelos agrupamentos de escolas concelhios, especifica a nota da Câmara da Maia.

"Este banco é coordenado pelos serviços de educação do município e permitirá angariar o equipamento informático em falta junto das empresas do concelho que se quiserem juntar a esta iniciativa solidária", descreve a autarquia.

Adidas, EDUBOX, Cerealis, Conseco, Critical Manufacturing, GONKSYS, Infinion, Konica Minolta, LCPower, Leroy & Merlin, Maia Shopping, Nonius Software, Systemair e WIPRO foram algumas das empresas que aderiram à iniciativa o que, também de acordo com a nota camarária, "permitiu angariar em muito pouco tempo equipamentos para cerca de 70 % das necessidades identificadas".

Paralelamente, caberá à Câmara da Maia assegurar o fornecimento de ligação de Internet aos alunos que dela necessitem.

A distribuição dos equipamentos começa na segunda-feira e será feita a título de empréstimo.

"A Câmara Municipal apela ao vasto tecido empresarial do concelho da Maia para que se junte a esta missão e apoie o BEEI através da cedência de material informático. A autarquia também desde já agradece o apoio logístico da Tecmaia e da Associação Empresarial da Maia, bem como a todas as empresas que já aderiram ao BEEI, assim como ao movimento associativo de pais, permitindo que na Maia nenhum aluno fique para trás", termina a nota.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 224 mil mortos e infetou cerca de 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Em Portugal, morreram 973 pessoas das 24.505 confirmadas como infetadas, e há 1.470 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde, enquanto no concelho da Maia, também de acordo com o boletim epidemiológico publicado quarta-feira, registam-se 836 casos de infeção.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS