O campeonato da Europa de motocrosse das categorias de 65 e 85cc foi hoje cancelado, decido à pandemia de covid-19, anulando a etapa portuguesa, que estava prevista para a pista de Fernão Joanes, no distrito da Guarda.
A etapa portuguesa, que incluía uma prova do Nacional de motocrosse, estava inicialmente prevista para 23 e 24 de maio e já tinha sido adiada, em 14 de abril,
"Não tínhamos dúvidas que, apesar das dificuldades e dos desafios resultantes destas circunstâncias, estaríamos unidos, como sempre, na organização de mais um grande evento internacional de promoção da Guarda, do interior e de Portugal. Mas estamos certos, que todos os patrocinadores e voluntários vão continuar connosco e que em 2021 regressaremos com mais força e determinação para organizar mais um grande Europeu de motocrosse", disse a Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes, citada no comunicado da Federação Portuguesa de Motociclismo (FPM).
O cancelamento do Europeu de motocrosse fica a dever-se à incerteza da possibilidade de realizar as finais, em Loket, na República Checa, numa decisão que afeta também o Europeu feminino da especialidade.
"Acredito que regressaremos mais fortes em 2021 e serão os organizadores das provas agora canceladas os primeiros na lista de escolha para as etapas das categorias de 65 e 85cc e também para o campeonato feminino", referiu o presidente da comissão de motocrosse da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) para a Europa, Eddie Hard.
Com a declaração de pandemia, em 11 de março, inicialmente alguns eventos desportivos foram disputados sem público, mas, depois, começaram a ser cancelados, adiados – nomeadamente os Jogos Olímpicos Tóquio2020, o Euro2020 e a Copa América – ou suspensos, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais de todas as modalidades.
Os campeonatos de futebol de França e Holanda foram, entretanto, cancelados, enquanto países como Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal preparam o regresso à competição.