Cerca de 340 residentes na Europa vão ser hoje repatriados do Uruguai e do Paraguai, com destino a Paris, devido à pandemia de covid-19, anunciaram as autoridades locais e a embaixada francesa em Montevideu, capital uruguaia.
Um avião da companhia espanhola Air Europa, fretado pelo Governo francês, parte de Montevideu às 20:20 locais (00:20 de quinta-feira em Lisboa), com cerca de 180 passageiros a bordo, indicou a embaixada francesa no Uruguai à agência de notícias AFP.
Segundo a mesma fonte, o voo terá uma escala em Assunção, capital do Paraguai, com o objetivo de recolher mais 160 passageiros.
O avião, que aterrou hoje de manhã em Montevideu, oriundo de Madrid, Espanha, permitiu o repatriamento de 164 cidadãos uruguaios, explicou o ministro dos Negócios Estrangeiros uruguaio, Ernesto Talvi.
“Gostaríamos de agradecer ao Governo francês por permitir o repatriamento dos uruguaios que queriam regressar”, expressou na terça-feira, em conferência de imprensa.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 217 mil mortos e infetou mais de 3,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Perto de 860 mil doentes foram considerados curados.