SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: CDU/Gaia questiona maioria socialista sobre medidas de apoio à educação

LUSA
29-04-2020 18:21h

A CDU/Gaia questionou hoje a autarquia de maioria socialista sobre os modelos de educação atualmente implementados devido à covid-19, acusando a câmara de ser "omissa", colocando em causa o acesso ao ensino "de grande parte dos alunos".

Num requerimento enviado à agência Lusa, a CDU de Vila Nova de Gaia de Gaia descreve que tem recolhido "relatos de alunos que não são sequer contactados pela sua escola no sentido de averiguar se dispõem de meios adequados, ou se, tendo-os, são para o seu uso exclusivo ou se têm de ser partilhados com outros membros da família, nomeadamente outros estudantes".

Razão pela qual, lembrando que a Câmara de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, "tem responsabilidades diretas no 1.º Ciclo e indiretas nos restantes", a coligação PCP/PEV questiona que "iniciativas serão tomadas pelo Executivo no sentido de serem tomadas pelo Governo as medidas necessárias para resolver" as carências detetadas.

"Acresce ainda que a Câmara anunciou recentemente que iria fornecer equipamentos e meios de ligação a todos os alunos que beneficiem de apoios da ASE [Ação Social Escolar]. Contudo, mais tarde foi referido um número de 400 equipamentos, o que não se coaduna com os últimos números conhecidos de beneficiários de ASE no concelho, o que igualmente carece de melhor esclarecimento e quantificação", continua a ler-se no requerimento.

A agência Lusa contactou a Câmara de Vila Nova de Gaia, tendo o presidente referido que este município "está a concretizar um conjunto de medidas de apoio", concretamente "na área da educação".

"Sabe-se que essa intervenção ultrapassa o quadro de competências que temos, por ser uma área do Ministério da Educação. Contudo, parece-nos fundamental complementar as iniciativas do Governo, de forma a garantir um reforço das mesmas", referiu Eduardo Vítor Rodrigues.

No documento hoje enviado, a CDU faz ainda três perguntas à câmara liderada pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues, nomeadamente "se obteve junto dos agrupamentos uma listagem exaustiva das necessidades dos respetivos alunos para poderem frequentar com aproveitamento o ensino à distância" e "que iniciativa teve ou vai ter junto do Governo no sentido de dar uma resposta urgente às carências detetadas em todos os níveis de ensino e particularmente no 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico".

A CDU/Gaia também questiona "qual o número de alunos do concelho, por nível de ensino, residentes ou não, que beneficiam de apoios da ASE, quais as necessidades averiguadas quanto a estes alunos para efeito de participação no ensino à distância, quantos vão ser apoiados pela Câmara nessa matéria, e de que forma".

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 218 mil mortos e infetou mais de 3,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Perto de 860 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 973 pessoas das 24.505 confirmadas como infetadas, e há 1.470 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde, enquanto em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado hoje registam-se 1.322 casos de infeção.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS