A Câmara e Baião está a distribuir cerca de 720 máscaras de uso social para serem usadas por colaboradores do comércio local que fazem atendimento ao público, anunciou hoje a autarquia.
"Esta opção de entregar máscaras visa proteger estes trabalhadores e também os clientes", explica o vereador José Lima, citado num comunicado.
As máscaras foram produzidas no concelho e distribuídas de acordo com um levantamento das necessidades realizado pela câmara, em colaboração com a associação empresarial e juntas de freguesia.
Segundo aquele município do interior do distrito do Porto, a medida vai ser alargada a outros estabelecimentos, "conforme a situação for evoluindo".
"Iniciativas deste género são fundamentais para que o comércio possa laborar nas condições mínimas de segurança", explicou a presidente da Associação Empresarial de Baião, Maria Miguel Dinis Correia, também citado pelo município.
A distribuição das máscaras foi assinalada simbolicamente com uma visita a um estabelecimento comercial da sede do concelho, na qual participaram representantes da câmara, da junta de freguesia e da associação empresarial.
Entretanto, a autarquia também iniciou a distribuição de máscaras de uso social às populações mais fragilizadas, nomeadamente a idosos isolados e famílias apoiadas socialmente pelo município.
Portugal contabiliza 948 mortos associados à covid-19 em 24.322 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje.
O país vai terminar no sábado, 02 de maio, o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo deverá anunciar na quinta-feira as medidas para continuar a combater a pandemia.