SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Patologia Clínica do Hospital de Castelo Branco integra rede de diagnóstico

LUSA
29-04-2020 16:42h

O Serviço de Patologia Clínica do Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco passou a integrar a Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico Laboratorial da covid-19, foi hoje anunciado.

"O serviço foi considerado apto após realização de um ensaio interlaboratorial em que foram processadas amostras de resultado desconhecido enviadas para o laboratório de referência nacional - Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge", explica, em comunicado enviado à agência Lusa, a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB).

A nível nacional, existem 31 laboratórios com capacidade para a realização destes testes laboratoriais, sendo que o Serviço de Patologia Clínica do Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco integra, desde o dia 26 de abril, a Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico Laboratorial da covid-19.

"No Serviço de Patologia Clínica da ULSCB estão já a ser realizados testes para a deteção do vírus SARS-CoV-2, pela metodologia de referência de rtPCR em tempo real, sendo previsível um aumento gradual do número de amostras processadas diariamente até à completa internalização das amostras recolhidas na área de Influência da ULSCB", lê-se na nota.

O Conselho de Administração da ULSCB sublinha que esta certificação só foi possível devido a uma parceria através do Serviço de Patologia Clínica, do Instituto Politécnico e da Câmara de Castelo Branco.

Portugal contabiliza 948 mortos associados à covid-19 em 24.322 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje.

O país vai terminar no sábado, 02 de maio, o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo deverá anunciar na quinta-feira as medidas para continuar a combater a pandemia.

MAIS NOTÍCIAS