SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Recaídas vão aumentar depois da pandemia – AA

Canal S+ / TB
29-04-2020 11:16h

Apesar da grave ameaça à saúde pública e da situação social e económica que é já hoje dramática para muita gente, não existem indícios de um aumento no número de recaídas entre as pessoas com comportamentos aditivos. De acordo com Mário Marques, presidente dos Alcoólicos Anónimos, este é um momento de reação, e o verdadeiro impacto emocional chegará no pós-COVID.

Este psicólogo tem a convicção de que os Alcoólicos Anónimos se sentem acompanhados quer pelo grupo quer pelos seus psicólogos terapêuticos, e assegura que têm prosseguido as suas consultas por telefone ou videochamada, pelo que não vê indícios até à data de um aumento do número de recaídas. Este é, considera, o momento de reagir, e que os eventuais impactos emocionais só serão mensuráveis mais tarde.

Na última crise que os portugueses viveram, assistiu-se a um aumento do número de recaídas nas pessoas com comportamentos aditivos, pelo impacto social, económico e emocional que ela trouxe. Mário Marques receia que possamos assistir a algo semelhante depois da atual pandemia passar.

MAIS NOTÍCIAS