A sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro anunciou hoje que retomaram os trabalhos da empreitada de Desassoreamento na Ria de Aveiro, obra suspensa a 18 de março, devido ao Estado de Emergência.
“Os trabalhos estão a decorrer em várias frentes, com a necessária adoção das medidas previstas no Plano de Contingência aprovado para a doença pelo novo coronavírus (Covid-19), salientando-se a execução de dragagens no Canal de Ovar, junto ao Carregal e no Canal de Mira, em frente à Costa Nova, Ílhavo”, refere uma informação da empresa.
Segundo a Polis, a dragagem no Canal de Mira está a ser efetuada em duas zonas, sendo uma no acesso ao cais dos Pescadores da Costa Nova, com a draga “Cegonha”, e a outra em frente ao Porto de Recreio da Costa Nova, com a draga “Ramaveiro”.
“A draga Cegonha encontra-se a repulsar os sedimentos através de uma tubagem até ao mar, com uma extensão de cerca de 1,5 quilómetros, que atravessa a Avenida José Estevão, a sul da Costa Nova”, refere a empresa, que prevê que a operação, onde serão dragados cerca de 14 mil metros cúbicos, dure cerca de um mês.
Já quanto à draga Ramaveiro, que se encontra a operar em frente ao Porto de Recreio da Costa Nova, repulsará os sedimentos para um terreno a norte, localizado junto à ponte da Barra, e também para o mar.
“Só nesta zona serão retirados cerca de 30 mil metros cúbicos de sedimentos, prevendo-se que esta operação fique concluída até junho”, adianta a Polis, esclarecendo que as duas dragas “encontram-se a dragar à maré”.
Segundo aquela entidade, a draga a norte opera na vazante e a draga sul na enchente, “de forma a minimizar a suspensão de sedimentos e seu eventual transporte até às aquiculturas de bivalves existentes nas proximidades”.
“Posteriormente serão colocadas cortinas turbidez, para controlar a dispersão de partículas sólidas e sedimentos em suspensão junto às explorações de bivalves, permitindo que as dragas operem durante mais tempo”, avança uma nota de imprensa da Polis.
Essas medidas foram uma exigência da Declaração de Impacte Ambiental a Polis refere que foram previamente discutidas com as entidades competentes e com os exploradores de bivalves.
A empreitada de desassoreamento na Ria de Aveiro está em curso desde 23 de abril de 2019, tendo sido adjudicada pela Polis Litoral – Ria de Aveiro ao Consórcio “ETERMAR/MMAS/ROHDE NIELSEN”, pelo valor de 17,5 milhões de euros, acrescido de IVA.
Portugal contabiliza 928 mortos associados à covid-19 em 24.027 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Relativamente ao dia anterior, há mais 25 mortos (+2,8%) e mais 163 casos de infeção (+0,7%).
Das pessoas infetadas, 995 estão hospitalizadas, das quais 176 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou 1.329 para 1.357.