O Alentejo vai concluir até ao final de maio os testes à covid-19 em todos os lares de idosos da região, assegurou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches.
O governante, que é o responsável pela coordenação da execução do estado de emergência no Alentejo, falava à agência Lusa depois de visitar os circuitos de covid-19 definidos pelo hospital de Portalegre e o centro de colheita móvel da cidade.
“No Alentejo Central [distrito de Évora], já se realizaram mais de 1.300 testes e no norte alentejano [distrito de Portalegre] mais de 2.000, através da Unidade Local de Saúde e da segurança social”, disse.
Quanto ao Baixo Alentejo [distrito de Beja], indicou, os testes preventivos em lares começaram no domingo no concelho de Serpa, enquanto na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano "foi fechado o entendimento com a comunidade intermunicipal e os testes também já estão em início”.
Questionado sobre se os testes preventivos avançaram tarde ou não no Alentejo, o secretário de Estado preferiu destacar o entendimento alcançado entre as várias entidades, como a segurança social, saúde e as comunidades intermunicipais, e que conduziu à cobertura de todo o território.
“Estaremos sempre a correr atrás do tempo, porque nunca, nem o mundo, nem a Europa, nem o país, estavam preparados para este tipo de pandemia”, realçou.
Em Portalegre, o secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional congratulou-se ainda com o “aumento” da procura do serviço de telemedicina por parte dos utentes.
“Tem havido um aumento da procura da telemedicina, ou seja, a procura de condições para que o acesso à saúde possa ser feito com menos riscos de contágio nesta pandemia”, disse.
Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), no Alentejo, há 189 casos de infeção confirmados e registo de um morto associado à covid-19.
Portugal contabiliza 928 mortos associados à covid-19 em 24.027 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da DGS sobre a pandemia.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 206 mil mortos e infetou quase três milhões de pessoas em 193 países e territórios.