Felgueiras vai adquirir no comércio local 150 computadores com acesso à Internet para disponibilizar aos alunos e facilitar o ensino à distância, no contexto da pandemia de codiv-19, revelou o presidente da câmara.
Nuno Fonseca assinalou que os meios informáticos são destinados às famílias com menos rendimento, de acordo com as necessidades mais prementes apuradas pela autarquia.
Recorda também que "o direito à educação é garantido constitucionalmente" e que, por isso, a autarquia tem trabalhado "para uma solução que permita o acesso ainda neste ano letivo às plataformas digitais".
Pretende-se, por outro lado, segundo o presidente da câmara, ajudar o comércio local, ao qual vão ser adquiridos os equipamentos informáticos.
Acresce que as famílias poderão aceder a vales de 40 euros disponibilizados pela câmara para serem usados em pequenas reparações de equipamentos informáticos a realizar em estabelecimentos aderentes para efetuar.
A câmara estima que o conjunto das duas medidas hoje anunciada será de 150 mil euros de investimento da câmara municipal.
O presidente disse que estão a ser convidadas as empresas informáticas do concelho de Felgueiras a manifestarem junto da câmara o seu interesse neste programa, até 27 de abril.
Portugal contabiliza 820 mortos associados à covid-19 em 22.353 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Relativamente ao dia anterior, há mais 35 mortos (+4,5%) e mais 371 casos de infeção (+1,7%).