SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Comissão de Atletas Olímpicos destaca utilidade de linha de apoio

LUSA
24-04-2020 18:04h

A Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) enalteceu hoje a utilidade e o alcance da Linha de Apoio criada para acompanhar os integrados no projeto olímpico Tóquio2020, afetados pela pandemia de covid-19.

Em comunicado divulgado no site do Comité Olímpico de Portugal (COP), a CAO revela que a linha, em funcionamento desde 16 de março, “já recebeu perto de 50 contactos telefónicos e de e-mail com a apresentação de dúvidas referentes às condições de treino, nutrição, psicologia e acompanhamento médico”, assim como sobre a qualificação para os Jogos Olímpicos, adiados para 2021, face ao novo coronavírus.

Na mesma nota, o presidente da CAO, João Rodrigues, congratula-se pelos “muitos contactos por parte dos atletas”, referindo que os temas mais procurados incidem “no adiamento dos Jogos Olímpicos, no sistema de qualificação para 2021 e no funcionamento do Projeto Tóquio2020”.

Os atletas colocam ainda questões relacionadas “com o atual estado de emergência e a forma como podem, dentro do possível, continuar a treinar ou de como será efetuada a reabertura das instalações desportivas”.

“Ao mesmo tempo, têm solicitado apoio na procura de soluções para manterem as condições mínimas de treino, nomeadamente no que concerne ao material específico de treino, conclui João Rodrigues.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020, inicialmente agendados entre 24 de julho e 09 de agosto de 2020, foram adiados para o período entre 23 de julho e 08 de agosto de 2021, devido à pandemia do novo coronavírus.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 720 mil doentes foram considerados curados.

Portugal contabiliza 854 mortos associados à covid-19 em 22.797 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

O país cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo anunciou hoje a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 01 a 03 de maio.

MAIS NOTÍCIAS